sexta-feira, 20 de maio de 2011

Paisagens Vegetais Brasileiras

Mata de Araucária. Ocupa regiões de clima subtropical, em parte de Santa Catarina e do Paraná, em elevações no Sul de Minas Gerais, em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
Desenvolvem-se ainda samanbaias, erva-mate e gramíneas, além da imbuia, do cedro e da canela.
Grandes Biomas no Brasil, Características, Fauna, Flora e Clima mata araucarias bioma
Manguezais. Encontrados desde o Amapá até Santa Catarina, nos estuários de vários rios. Seu solo é alagado e instável, rico em matéria orgânica e pouco oxigenado.
Algumas plantas possuem raízes  respiratórias e outras têm de raízes de escora. São locais de reprodução de diversas espécies marinhas, já muito afetadas pela ocupação humana.
Grandes Biomas no Brasil, Características, Fauna, Flora e Clima manguezais bioma
Cerrados. Correspondem a 25% de todo o território nacional, situados na parte central do Brasil, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e parte de São Paulo.
Sua precipitação pluviométrica está em torno de 1.500 mm anuais; o solo é pobre em nutrientes e rico em alumínio.
A vegetação inclui, principalmente, gramíneas, arbustos e árvores de troncos retorcidos, esparsamente distribuídas.  A fauna inclui a ema, a anta, o lobo – guará, o tamandua, a paca, saúvas e cupins.
Grandes Biomas no Brasil, Características, Fauna, Flora e Clima Cerrado bioma
Floreta Amazônica. Floresta pluvial tropical que corresponde a 40% do território brasileiro, com pluviosidade e temperatura elevadas, condições que favorecem a diversidade da vida.
Grandes Biomas no Brasil, Características, Fauna, Flora e Clima floresta amazonica bioma
Mata Atlântica. Trata-se de uma floresta pluvial costeira, bastante densa e com uma das maiores biodiversidade do planeta. Seu interior recebe pouca luz.
São encontrados arbustos, epífitas e lianas, destacando-se árvores como o ipê, a canela, o jacarandá, o manacá, a quaresmeira e esparsos representantes de pau-brasil. A fauna é bastante rica, incluindo lagartos, jabutis, serpentes, gambás, primatas e insetos.
Grandes Biomas no Brasil, Características, Fauna, Flora e Clima mata atlantica bioma
Caatinga. Ocupa grande parte do Nordeste. As temperaturas são elevadas, a umidade do ar e a pluviosidade são baixas; as chuvas ocorrem no inverno e podem acontecer prolongados períodos de seca.
O solo é fértil, porém superficial, não armazenando água. Os rios em geral são intermitentes: caudalosos na estação chuvosa, desaparecem na estação seca.
Entre as plantas mais encontradas estão a aroeira, o juazeiro , o umbuzeiro e o pau-ferro; entre os animais encontram-se serpentes, lagartos, tatupebas, asas-brancas, preás e gambas.
Grandes Biomas no Brasil, Características, Fauna, Flora e Clima caatinga bioma
Mata dos Cocais. Localizada entre a floresta Amazônica e a Caatinga, no Piauí e no Maranhão, com algumas áreas no Ceará e no Rio Grande do Norte.
As palmeiras mais abundantes são o babaçu e a carnaúba, sendo também encontrados o buriti e a oiticica.
Grandes Biomas no Brasil, Características, Fauna, Flora e Clima mata dos cocais bioma
Pantanal Mato- Grossense. Ocupa boa parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, estendendo-se até o Paraguai e a Bolivia e é cortado por rios da Bacia do Rio Paraguai.
Há duas estações bem definidas: a chuvosa, de outubro a março, e a seca, de abril a setembro.  A fauna é muito diversificada, incluindo vários tipos de peixes (piranha, pintado, dourado), répteis (jacarés, serpentes), aves ( tuiuiús, garças, colhereiros) e mamíferos ( onça, capivaras, quatis).
Grandes Biomas no Brasil, Características, Fauna, Flora e Clima Pantanal bioma